INICIAÇÃO SHRINER EM FEIRA DE SANTANA 31-08-2024


 



O EVENTO

No dia 31 de agosto de 2024(sábado), ocorreu nos dois Templos do Complexo Maçônico Grão-Mestre Gilberto Lima da Silva, em Feira de Santana, mais uma Iniciação da Ordem dos Shriners Internacional.

Naquela oportunidade, mais 22 Mestres Maçons do GOBA, GOB, GLEB e GOB/DF, tornaram-se Nobres Irmãos (é assim o tratamento de um Shrine, entre seus pares) que se juntaram aos demais cerca de 650.000 existentes em todo o mundo.

Abrilhantando a Cerimônia, além da Nominata dos Nobres Irmãos que atuaram representando os seus papéis na dramatização, também estiveram presentes representantes das Sociedades Femininas das Lojas Estrela da Paz e Templo de York, representantes das Ordens Para maçônicas Estrela do Oriente (Capítulo Cinco Luzes, de Salvador, e Estrela de Acácia, de Feira de Santana), inúmeros Irmãos, Cunhadas e Sobrinhos, todos familiares e convidados dos Mestres Maçons que ali eram Iniciados como Nobres Shriners. No Trono de Salomão, estavam sentados: Sebastião Alves Dias de Oliveira (Potentado), Gilberto Lima da Silva (Embaixador Shriner) e Júlio Rodrigues Calado (Venerável Mestre da GMAC – ARLS Grão-Mestre Antonio Calado, de Salvador).

Presidiu a Cerimônia, o médico Luciano Barreto Palma (atual Presidente do Hikmat Bahia Shrine Club), auxiliado pelos Nobres Irmãos: Adeir Pitilim (de Cuiabá, representado o Primeiro Mestre de Cerimônia, que conduz a Caravana na travessia das areias escaldantes do deserto), Manoel Jorge Portela (da Estrela da Paz, como Segundo Mestre de Cerimônia), Victor Prates Simões (da GMAC, como Chefe Rabban), Esaú Simões (da GMAC, como Rabban Assistente), Erisvalter Dantas dos Santos (Estrela da Paz, como Guia Oriental), Israel Barbosa Medrado (GOB, como Marechal), Mauro Rogério dos Santos (de Cuiabá, como Orador e Intelectual), Dilson Alberto Lopes (da Segredo, Força e Aliança, como Sumo Sacerdote e Profeta), José Almeida Carneiro (da Templo de York, como Alquimista), Moisés da Silva Oliveira (da GLEB, como Harmonista) e Marcos Antonio Pedreira Araújo (da Estrela da Paz, como Capitão da Guarda).

Na supervisão da Cerimônia, o Embaixador da Ordem Shrine para o Estado da Bahia, o Nobre Irmão Gilberto Lima da Silva e, finalmente, para dar autenticidade legal ao Ato, o Sir Ilustrious Potentado do Templo Hikmat (de Cuiabá), o Nobre Irmão Sebastião Dias de Oliveira.

 

OS INICIADOS

Os seguintes Mestres Maçons tornaram-se Nobres Shriners, naquela Cerimônia de Iniciação: Ademilson José de Santana (Luz e Fraternidade - GLEB), Airton Cerqueira e Silva Neto (Templo de York - GOBA), Alex de Carvalho Silva Gama (Vera Lux – GLEB), Alexandre Costa da Fonseca (Vera Lux – GLEB), Antonio José Ferreira Barbosa (Grão-Mestre Antonio Calado - GMAC – GOBA), Bruno Robério Garcia Melo Lopes de Araújo (Templo de York – GOBA), Carlos Gomes Santos Junior (Estrela da Paz – GOBA), Clóves Ferraz de Sousa Soares (Filosofia Essênia – GOBA), Cristóvão Amarante da Silva (Venerável da Estrela da Paz – GOBA), Gilmar Santos Rabat         (GMAC – GOBA), Igor Lucas Gouveia Baptista (GMAC – GOBA), Joabe de Oliveira Carneiro (GMAC – GOBA), John Aislan Debaz (Amor e Fraternidade – GOB/DF ), Jorge Luiz Barros Figueiredo           (GMAC – GOBA), José Arnaldo Pinheiro (Segredo, Força e Aliança – GOB/DF), Luiz Carlos Araújo Ribeiro (28 de Julho – GOB/DF, Luiz Carlos Nascimento Filho (Templo e York – GOBA), Max Fernandes Delilo (Amor e Fraternidade – GOB/DF), Ney Jorge Campello (Pioneiros da Bahia – GOB), Paulo Sérgio Normanha Carvalho (União Fraternal do Corrente – GOBA) e Wynton Cyril Ahumaraezema Chikwe (Segredo, Força e Aliança – GOB/DF), Paulo Sérgio Teles Barreto (Caridade e Segredo 03 -GLEB)

           

COMO É A CERIMÔNIA

A Cerimônia de Iniciação, inspirada por seus fundadores enquanto participavam de uma festa com tema árabe em Marselha, França, numa época em que a mística do Oriente Próximo estava na moda em todo o mundo. É, a cerimônia, uma dramatização da história de uma caravana que atravessa o Deserto do Saara, em busca de aprimoramento moral, intelectual e, principalmente, espiritual.

Os Nobres Shriners utilizam em sua indumentária, sobre a cabeça, um chapéu vermelho, de inspiração árabe, chamado FEZ que os distinguem dos demais Mestres Maçons presentes em uma Sessão ou Evento Maçônico.Um dos objetivos desse adereço é chamar a atenção de todos para a nobreza do trabalho que é desenvolvido por estes homens que resolveram se dedicar a fazer o bem ao próximo.

 

O QUE É A ORDEM DOS SHRINERS

A Shriners International é uma ORDEM PARAMAÇÔNICA, formada exclusivamente por Mestres Maçons pertencentes às Lojas e Potências Regulares. Fundada em 1872, nos EUA, pelo médico Walter M. Fleming, MD, e pelo ator de cinema William J. “Billy” Florence e tornou-se uma fraternidade baseada na diversão, no companheirismo e nos princípios maçônicos de amor fraterno, alívio e verdade.

 

O QUE FAZ A ORDEM DOS SHRINERS

A fraternidade dos Nobres Shriners estabeleceu, a partir de 1922, os Shriners Hospitals for Children (Hospitais Shriners para Crianças) como sua filantropia oficial e, através destes Hospitais (que já soma 22, atualmente), somadas a milhares de Clínicas e Hospitais conveniadas em todo o planeta, prestam relevantes serviços às crianças carentes e que sejam portadoras de enfermidades graves na área de ortopedia, queimados, lábios leporinos e fenda palatar.

A criança (de 0 a 18 anos) que chega ao conhecimento da Ordem, acometida de uma doença grave como: lábios leporinos, fenda palatar, queimaduras graves, deformidades ortopédicas (pé torto, escoliose, atrofia óssea, ossos de vidro e outros), que são de tratamento complexo e caríssimo, normalmente inacessível a pessoas carentes, são acolhidas e enviadas ao Centro Especializado mais próximo de sua residência (dentro ou fora do seu Estado), acompanhado de um familiar, com todas as despesas (tratamento, deslocamentos, hospedagem e alimentação) custeados pelos Nobres Irmãos. Às vezes, dado à gravidade do caso, estes pacientes são enviados aos Estados Unidos, México ou Canadá, onde os Nobres Shriners mantém gigantescos Centros de Pesquisas e Tratamentos, dentro dos Shriners Hospitals for Childrens ou das grandes Universidades. O custeio dessas despesas é feito a partir das contribuições dos seus Nobres Shriners que pagam uma percapita anual de U$D 150 (cento e cinqüenta dólares) e de muitas doações recebidas de personalidades físicas e jurídicas de todo o mundo, como estúdios de Hollywood, atores, bancos, bandeiras de cartões de créditos, big techs, etc.

 

Texto: Gilberto Lima da Silva, past Grão-Mestre do GOBA, Embaixador Shrine.

Registro fotográfico: Valney Santos da Silva

XVIII   ENCONTRO DO RITO BRASILEIRO.

Dia 22 e 23 /11/2024= Feira de Santana-BA.







Comentários